vote-links-pt-br: Difference between revisions

From Microformats Wiki
Jump to navigation Jump to search
No edit summary
 
(No difference)

Latest revision as of 08:38, 19 November 2006

Vote Links

Especificação 2005

Editor

Conceito

Autores

Copyright

This specification is (C) 2004-2024 by the authors. However, the authors intend to submit (or already have submitted, see details in the spec) this specification to a standards body with a liberal copyright/licensing policy such as the GMPG, IETF, and/or W3C. Anyone wishing to contribute should read their copyright principles, policies and licenses (e.g. the GMPG Principles) and agree to them, including licensing of all contributions under all required licenses (e.g. CC-by 1.0 and later), before contributing.

Patentes

This specification is subject to a royalty free patent policy, e.g. per the W3C Patent Policy, and IETF RFC3667 & RFC3668.

Inspiração e Reconhecimentos

Obrigado a todos que deram retorno ao VoteLinks. Especialmente ao EtanWexler, que fez a primeira realmente boa documentação para que VoteLinks deveria usar 'rev' em vez de 'rel' (confira vote-links-faq) e ao John Allsopp que semelhantemente contestou o uso do 'rel', e ajudou co-autores a explorar questões RelFAQ e assuntos sobre o uso de HTML4 'rel', atributos 'rev' e linktypes em geral.

Introdução

Indexando e rastreando aplicações que tratam todos os links como confirmação e expressões de apoio. Este é um problema, ao precisarmos links aqueles que discordamos também, para discutir porque.

Especificação

VoteLinks é um elemental microformat, e um dos diversos microformat de padrão aberto. Propomos um conjunto de três novos valores para o atributo rev em uma tag <a> (hyperlink) em HTML


Os novos valores são "vote-for" "vote-abstain" or "vote-against", que são mutualmente exclusivos e respectivamente representam, acordo, abstenção/indiferença e desacordo

Um link sem um valor explícito do voto em 'rev' é considerado um "vote-for" (acordo) ou mesmo "vote-abstain" (abstenção), dependendo do caso.

Comentário adicional humano-legível pode ser adicionado usando um existente atributo 'title', em que a maioria dos browser mostram como um rollover.

Exemplos:

<a rev="vote-for" href="http://ragingcow.blogspot.com"  
   title="pura paródia">Raging Cow</a>
<a rev="vote-against" href="http://ragingcow.com"  
   title="bebida com xarope de milho sujo">Raging Cow</a>

Desaprovado: Uso de 'rel' em VoteLinks

No antigo esboço da especificação usada para valor 'rel' em vez do atributo 'rev'. Analise e retorno demostraram que é inapropriado usar 'rel', enquanto 'rev' foi muito mais importante. Veja o RelFAQ para mais detalhes.

Implementações PODEM suportar links com valores VoteLinks em atributos 'rel' para fins de compatibilidade retroativa com qualquer conteúdo atual de VoteLinks

Autores NÃO DEVEM usar 'rel' para valores VoteLinks.

Perfil XMDP

<dl class="profile">
 <dt id="rev">rev</dt>
 <dd><p><a rel="help" href="http://www.w3.org/TR/html401/struct/links.html#adef-rev">
         Definição HTML4 para o atributo 'rev'.</a>  
  Aqui estão alguns valores adicionais.</p>
  <dl>
   <dt id="vote-for">vote-for</dt>
   <dd>Indica concordância ou recomendação do recurso indicado.</dd>
   <dt id="vote-abstain">vote-abstain</dt>
   <dd>Indica abstenção ou indiferença do recurso indicado.</dd>
   <dt id="vote-against">vote-against</dt>
   <dd>Indica desacordo ou recomendação contra ao recurso indicado.</dd>
  </dl>
 </dd>
</dl>

Implementação

Essa seção é informativa.

  • Paolo Massa criou SemanticLinks, uma leve extensão do Firefox que mostra informações vote-for, vote-against. (Note que links para download do SemanticLinks foram removidos pelo autor.)

Referências de Normativa

Trabalho Relacionado

FAQ