xoxo-pt-br

From Microformats Wiki
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

XOXO 1.0: Extensible Open XHTML Outlines

XOXO é um formato de esboço simples, aberto escrito em padrão XHTML e adequado para ser embutido em (X)HTML, Atom, RSS, e XML arbitrário. XOXO é um dos muitos microformatos de padrões aberto.

Draft Specification 2004-10-01

Editor

Tantek Çelik, Technorati, Inc

Autores

Copyright

This specification is (C) 2003-2024 by the authors. However, the authors intend to submit (or already have submitted, see details in the spec) this specification to a standards body with a liberal copyright/licensing policy such as the GMPG, IETF, and/or W3C. Anyone wishing to contribute should read their copyright principles, policies and licenses (e.g. the GMPG Principles) and agree to them, including licensing of all contributions under all required licenses (e.g. CC-by 1.0 and later), before contributing.

Patentes

This specification is subject to a royalty free patent policy, e.g. per the W3C Patent Policy, and IETF RFC3667 & RFC3668.

Prefácio

Quando estávamos discutindo Attention.xml, Tantek apontou que XHTML tem tudo de necessário para expressar semanticamente esboços e subscrição em blogroll-derivados em um formato XML que são ambos renderizável interativamente por navegadores e analisável por motores XML rígidas (strict). Esta página está aqui para discutir essa idéia.

Nome

XOXO significa eXtensible Open XHTML Outlines, e é pronunciado variadamente como 'ecks oh ecks oh', 'zho-zho' ou 'sho-sho'.

Sumário

Essa especificação define um novo tipo de documento XHTML que é baseada sob o módulo de estrutura e módulos definido em Modularização de XHTML

XOXO é um dos muitos microformatos. Essa especificação define um novo tipo de documento XHTML que é baseada sob o módulo de estrutura e módulos definido em Modularização de XHTML (XHTMLMOD). O propósito do tipo de documento XOXO é para servir como base para esboço de XHTML amigável para processamento por motores XML e para fácil renderização interativa por browsers.

O Tipo de Documento XOXO

O tipo de documento XOXO é composto dos seguintes módulos XHTML. Os elementos, atributos e modelos de conteúdo mínimos associado com estes módulos são definidos pela "Modularização de XHTML" (XHTMLMOD). Os elementos que estão listados aqui são para propósitos de informação, mas as definições de "Modularização de XHTML" devem ser consideradas definitivas. Na versão online desse documento, os módulos online na lista abaixo fazem ligação para definição dos módulos dentro da atual versão de "Modularização de XHTML"

Structure Module

 body, head, html, title

Hypertext Module

 a

List Module

 dl, dt, dd, ol, ul, li

Metainformation Module

 meta

Stylesheet Module

 style element

Style Attribute Module

 style attribute

Link Module

 link

Legacy Module

 Attribute compact on ol and ul

O Perfil XOXO

Veja xoxo-profile para o perfil XMDP de XOXO que define os valores XOXO para o atributo class.

Simples Fragmento XOXO

Marcação

<ol class='xoxo'>
  <li>Assunto 1
    <ol>
        <li>subponto a</li>
        <li>subponto b</li>
    </ol>
  </li>
  <li>Assunto 2
    <ol compact="compact">
        <li>subponto c</li>
        <li>subponto d</li>
    </ol>
  </li>
  <li>Assunto 3
    <ol>
        <li>subponto e</li>
    </ol>
  </li>
</ol>

Exemplo de Renderização

   1. Assunto 1
      a. subponto a
      b. subponto b
   2. Assunto 2
   3. Assunto 3
      a. subponto e

Uso do atributo 'compact'

Note que o uso do atributo 'compact' indica que os subpontos de título de "Assunto 2" não estão em um estágio expandido. A ausência do atributo 'compact' indica que outros títulos estão em um estágio expandido.

Regras de Estilo Padrão para o Exemplo da Renderização

ol.xoxo { list-style:decimal; }
ol.xoxo ol { list-style:lower-latin; }
ol[compact="compact"] { display:none; }


Mais Exemplos Simples

MarkP fez um conjunto de exemplos que demostra ambos a simplicidade de marcação e a riquesa de apresentação que é possível:

Propriedades de Itens Esboço

Esboços tipicamente consiste de uma hiearquia de pontos e subpontos. Cada um desses pontos (item do esboço) si próprio pode ter algumas propriedades (como atributos ou metadata) que são necessários para ser representado. Talvez a mais comum propriedade adicional em itens de esboço na prática é a URL como demostrado nos exemplos de Mark Pilgrim acima

Até mesmo o texto label/title de um item de esboço pode ser considerado uma propriedade comum. Algumas tais propriedades comum:

  • text /texto
  • description /descrição
  • url (frequentemente chamado de xmlurl ou htmlurl; as veses de permalink)
  • title /título
  • type /tipo (hint of the MIME type of the resource indicated by the URL)

Em geral, propriedades em um item de esboço <li> são representado por um lista de definição alojado. A rigor, é o primeiro <dl> dentro do <li> e antes de qualquer seguinte <ol>,